Missão e Objetivo

19 de August de 2019

Olá, seja bem-vindo à Escola do Consumidor! O Direito do Consumidor está presente no cotidiano de todo cidadão. A Era da Informação permite o acesso rápido e fácil por meio de buscas livres pela internet, porém muitas vezes, tais informações não são claras nem confiáveis. A Escola do Consumidor é parte integrante do Instituto de Defesa do Consumidor-IDC PROCON/DF e tem a educação como foco para promover a proteção e defesa dos direitos do consumidor. A informação – comunicada de forma clara e eficiente – é a melhor ferramenta para conscientizar o consumidor sobre seus direitos e esclarecer, ao fornecedor, sobre como respeitá-los. É com essa premissa que a ESCON atua, sempre tendo em vista incentivar a formação de relações de consumo seguras e lícitas.

A ESCOLA DO CONSUMIDOR TEM COMO OBJETIVOS: 
Conscientizar consumidores e fornecedores de modo claro, direto e voltado a casos práticos do cotidiano por meio de linguagem simples e de fácil acesso e difusão, para tanto utiliza canais da internet, vídeos educativos e cartilhas, além de eventos como palestras e outros;
COMPETÊNCIAS
A Escola do Consumidor, parte integrante do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), tem a missão de conscientizar o cidadão e como modo de promover a promoção da proteção e defesa dos direitos do consumidor. Como objetivo, busca conscientizar consumidores e fornecedores de modo simples e voltado a casos práticos do cotidiano, por meio de linguagem e modo de apresentação populares de fácil acesso e difusão. O Regimento Interno do Procon-DF, regulado pelo Decreto nº 38.927 DE 13/03/2018, prevê no art. 8º as seguintes competências para a ESCON: I - orientar o consumidor sobre seus direitos e deveres previstos no Código de Defesa do Consumidor e nas legislações pertinentes; II - conscientizar o fornecedor sobre seus deveres e direitos e informá-los quanto às atualizações legislativas relativas ao Direito do Consumidor; III - informar e conscientizar o consumidor, por meio de cartilhas, manuais, folhetos, cartazes e demais instrumentos de comunicação de massa, acerca das inovações na legislação consumerista; IV - manter intercâmbio e convênios com instituições de ensino, órgãos públicos e entidades, visando disseminar o conhecimento sobre o Código do Consumidor a toda sociedade; V - participar de eventos e ações sociais, com a finalidade de levar conhecimento e orientação sobre o Código de Defesa do Consumidor; VI - elaborar palestras e seminários de fácil entendimento sobre o Código de Defesa do Consumidor , a serem ministrados em escolas, auditórios e empresas; VII - levar informação e conhecimento à população sobre os direitos do consumidor; VIII - atender ao público, de forma presencial, eletrônica ou por via telefônica, com presteza e urbanidade, assegurando a todos igualdade de tratamento; e IX - desenvolver outras atividades que lhe forem atribuídas na sua área de atuação.
COMO A ESCON TRABALHA?
A Escola do Consumidor orienta suas atividades pedagógicas a partir do diagnóstico das reais deficiências do público alvo, com vistas à sintonia entre as recorrentes necessidades do público e os modos facilitados de transmissão do conhecimento. As diretrizes pedagógicas da Escola do Consumidor se pautam pelos seguintes princípios: clareza, precisão, utilidade e decisão. A informação transmitida deve ajudar ao cidadão a entender a realidade e capacitá-lo a decidir o que é melhor para si. Nesses termos o material pedagógico sempre será construído com base em casos concretos do dia a dia do cidadão, tanto consumidor quanto fornecedor.   Fique à vontade para interagir e aproveitar dessa comunicação.